Médicos!



Foram recebidos na tarde do dia 13, quinta-feira, em solenidade na Galeria Monhangara, 12 médicos cubanos que vieram para participar do Programa Mais Médicos. São 11 médicas e um médico para completar uma equipe cujo trabalho será na melhoria da atenção primária para a cidade de Governador Valadares e seus distritos.

O secretário municipal de saúde, Renato Fraga, presente na cerimônia, ressaltou que a chegada dos médicos cubanos à cidade é um momento significativo para Valadares. “Cerca de 70% das pessoas que procuram a atenção terciária, ou seja, em um hospital, não precisam daquele atendimento. São problemas que poderiam ser resolvidos com a atenção primária”, explicou.

A prefeita Elisa Costa lembrou a importância de ter a atenção primária como prioridade. “Fazendo a mudança necessária para que a atenção básica seja mais presente na vida dos valadarenses vamos fazer uma saúde de qualidade”, disse ela, mencionando o Provab, o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica. “Desde 2011, nós integramos o Provab; em seguida, quando a presidenta Dilma, junto ao Ministério da Saúde, anunciou o Mais Médicos, nós também aderimos. Então são os dois programas que trazemos para a saúde de Valadares”, lembrou.